Páginas

Tradução

domingo, 28 de julho de 2013

Cansanção que queima e que não queima

Fico sempre admirada quando entro em uma casa e vejo uma horta.
Como isso diz tanto das pessoas que moram naquele lugar!
Aqui em BH ainda é possível encontrar quintais com canteiros de hortaliças e “pé de fruta” (ouvi isso de um menino outro dia).

E se por um lado as pessoas vêm se transformando e tornando a cidade um lugar bem difícil de viver, por outro, encontramos nestas mesmas cidades verdadeiras ilhas de sossego. Um quintal com canteiro cheio de hortaliças em plena cidade é assim. Oásis. 
Melhor ainda se vier acompanhado de uma boa prosa, de gente sabida e conhecedora das coisas.

Pois lá na casa de Dona Maria e Seu Zeca, que moram no meio do furduncio de BH, a gente encontra um quintal não só com alface e rúcula, mas com muitas outras hortaliças tradicionais. Dona Maria, a melhor cozinheira de comida mineira que eu já conheci (não tem para chef nenhum!) entende da transformação dos alimentos e tem em seu repertório uma imensa lista de ingredientes que sempre utilizou, desde quando morava na fazenda.

Dona Maria e Seu Zeca pegando no cansanção 
Uma das hortaliças tradicionais ou não convencionais que conheci por lá foi o Cansanção.
Conhecido também por urtiga, a folhinha verde escuro possui  pelos urticantes e é famosa por provocar queimaduras na pele. O que provoca isso é o ácido fórmico presente na planta. Na picada de abelhas e formigas acontece a injeção desse mesmo ácido, ocasionando a dor que sentimos.

Temido por uns e amado por outros, o cansanção é uma iguaria bastante consumida aqui em Minas, principalmente nos interiores, utilizada em pratos com frango ou porco.

semente do cansanção que queima
Esta espécie é a Urera caracasana (Jacq.) Gaudich. ex Griseb, da família Urticaceae e é chamada também de cansanção verdadeiro. Gosta de sombra e umidade e segundo estudos científicos a planta contém proteínas, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro, sódio, manganês boro, zinco e cobre.

O cansanção é apreciado também em outros países como a Irlanda, Escandinávia, Tibet, alguns países da África e Europa. Na Itália a planta é adicionada a risotos e fritadas.

Dona Maria e Seu Zeca não têm medo do “marvado” não. Ele mostra que no quintal tem dois tipos de cansanção: a que queima e a que não queima. Não consegui descobrir ainda qual é o nome da espécie que não queima, mas vou pesquisar e falo depois. 

à esquerda: folha que NÃO queima - folhinhas mais redondas
à direita: folha que queima
Dona Maria dá a dica: enrole a mão em um plástico ou coloque uma luva. Pegue a folha ou tente pegar apenas com a parte interna da mão, caso esteja sem luvas. Segundo ela, a folha queima quando encosta em alguma parte do corpo que tem pelo. Mas caso a folha encoste no corpo, apenas lave o local. Rapidamente a sensação irá desaparecer.

As folhas devem ser lavadas e bem refogadas. Coloque uma colher de óleo na panela e acrescente o  sal com alho (socados na hora). Deixe dourar e coloque o cansanção. Vá mexendo e verá que ele reduz o volume até virar quase uma pasta. Refogue por 7 minutos. Ele deve perder toda a aspereza.  Faça uma costelinha e no final do cozimento acrescente o cansanção. Deixe ferver e coma sem medo! Você vai adorar.

Ah! a folha do cansanção que não queima deve ser feita da mesma maneira.



8 comentários:

  1. tenho um pé em casa não sabia que dava para comer ,sei que é remédio gostei de ver esta materia

    ResponderExcluir
  2. Pois tenho um amigo que foi parar no hospital por causa desta planta, ter encostado no braço

    ResponderExcluir
  3. Pois tenho um amigo que foi parar no hospital por causa desta planta, ter encostado no braço

    ResponderExcluir
  4. Nã Inglaterra se chama sting-nettles pode se comer cru inclusive aqui existe uma competição para ver quem come mais em um determinado tempo. Na idade media retiravam o miolo e secavam as fibras tô talo para fazer barbantes, cordas e até tecidos. Eu já fiz barbante de ortiga é impressionante como é resistente

    ResponderExcluir
  5. Eu mesma, sempre nan sei de quanto em quanto tempo, que essa planta me faz alergia,hoje mesmo fui no PA aqui na minha cidade,Faz dois dias que parei em um ponto de ônibus...e em uma árvore enorme,parei ali fiquei olhando pra árvore e dizia isso é cancasao.
    Eu sabia que ia precisar de tomar injeção imediatamente Ouvi dizer que está plapode até matar.


    Isso é vdd
    Tenho alergia também a aroeira.

    ResponderExcluir
  6. Gente ate hoje nao encontrei essa planta , moro em bh estou gravida estou louca pra comer cançansao oooo vida viu ja fui tudo quer lugar atrás dessa planta e nada

    ResponderExcluir
  7. Novidade pra mim...nao sabia que era comestível....interessante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...